O Palácio dos Correios de Niterói (RJ) é um edifício em estilo art nouveau localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1914 e é composto de três pavimentos, possuindo dois torreões que ostentam cúpulas metálicas.
O monumental edifício foi o primeiro grande prédio a abrigar uma repartição pública civil do governo federal na cidade. O prédio histórico dos Correios, após passar por reforma e restauro, foi reaberto em 21 de março de 2014, no ano de seu centenário. As obras de reforma e restauro foram iniciadas em 2011 e ficaram a cargo da Dimensional Engenharia.
Foram restauradas as características originais do prédio, com a recuperação de todas as fachadas e esquadrias. O prédio recebeu iluminação monumental, climatização e circuito interno e externo de câmeras.
O Palácio dos Correios possui área construída de 4.501,74 m² e é tombado pelo patrimônio histórico. O projeto manteve a destinação pública do prédio, inserindo elementos modernos de segurança, controle de fluxo, monitoramento, acessibilidade e tecnologia da informação; porém, respeitando o ritmo, as modulações, os vãos e os espaços monumentais do projeto original.
A maior dificuldade enfrentada pela engenharia no trabalho de restauração, segundo a Dimensional, foi a sucessão de reformas que foram realizadas no prédio ao longo de seus 100 anos de existência que não respeitaram as características originais do prédio.
Assim, a arquitetura do Palácio sofreu diversas agressões, como o emassamento e pintura de elementos de cobre e de mármore e a substituição de elementos decorativos e ornatos de época por materiais não compatíveis de todas as espécies.
Fonte ( Revista O Empreiteiro ) Link da matéria