A Cúpula do Half pipe do Parque Madureira consiste de uma estrutura metálica, composta por dois arcos planos e dois arcos curvos, ligados e contraventados entre si através de duas treliças planas e por um sistema de joists.
Os arcos estão apoiados em blocos de concreto, ligados por sua vez por uma laje protendida, formando o radier de fundação da estrutura.
Com 75m de comprimento e 52m de largura, a cúpula, que é formada por 4 treliças principais, se destaca pelo grande balanço de 20m em suas laterais, sendo esse projeto desenvolvido com a contribuição do fabricante, buscando soluções que otimizassem o tempo de execução/montagem.
Este projeto teve como um dos grandes desafios o pouco tempo disponível para sua execução, optando-se por utilizar a estrutura da cobertura em Metálica, eliminando quase que por completo a utilização de escoramento.
Essa estrutura metálica de grandes dimensões, porém bem mais leve que a estrutura inicialmente pensada em concreto, gerou a necessidade de uma solução de fundação direta com protensão horizontal, devido as reações elevadas geradas pelo “efeito arco” da estrutura.
Devido a sua geometria, por estar localizada em um parque e por ter ser uma estrutura “leve”, para um melhor desenvolvimento do projeto foi desenvolvido um estudo do comportamento aerodinâmico da cobertura, que compôs parte das premissas utilizadas na elaboração do projeto, no que se refere a atuação do vento na estrutura.
Fonte ( Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017 )
http://premiotalento2017.com.br/finalistas.aspx