A Cúpula do Half-Pipe do Parque Madureira recebeu no último dia 28 de setembro o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017. A Dimensional é a empresa responsável por projetar e executar a obra, tendo concebido a solução em estrutura metálica e contratado a CaGen – Casa Grande Engenharia – para desenvolver o Projeto Executivo Estrutural. O Prêmio foi recebido pelo Engenheiro Leonardo Patrício, projetista líder da CaGen.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é uma iniciativa da Gerdau e da ABECE que tem como objetivo reconhecer e premiar os profissionais ou empresas que desenvolvem projetos de destaque na engenharia de estruturas. Considerado o evento mais importante da engenharia estrutural do país, a cada ano reforça e destaca os maiores talentos da engenharia estrutural brasileira. Até hoje, já foram mais de 40 projetos ganhadores e mais de 140 finalistas.
Sobre a Obra
A Cúpula do Half pipe do Parque Madureira consiste de uma estrutura metálica, composta por dois arcos planos e dois arcos curvos, ligados e contraventados entre si através de duas treliças planas e por um sistema de joists.
Os arcos estão apoiados em blocos de concreto, ligados por sua vez por uma laje protendida, formando o radier de fundação da estrutura.
Com 75m de comprimento e 52m de largura, a cúpula, que é formada por 4 treliças principais, se destaca pelo grande balanço de 20m em suas laterais, sendo esse projeto desenvolvido com a contribuição do fabricante, buscando soluções que otimizassem o tempo de execução/montagem.
Este projeto teve como um dos grandes desafios o pouco tempo disponível para sua execução, optando-se por utilizar a estrutura da cobertura em Metálica, eliminando quase que por completo a utilização de escoramento.
Essa estrutura metálica de grandes dimensões, porém bem mais leve que a estrutura inicialmente pensada em concreto, gerou a necessidade de uma solução de fundação direta com protensão horizontal, devido as reações elevadas geradas pelo “efeito arco” da estrutura.
Devido a sua geometria, por estar localizada em um parque e por ter ser uma estrutura “leve”, para um melhor desenvolvimento do projeto foi desenvolvido um estudo do comportamento aerodinâmico da cobertura, que compôs parte das premissas utilizadas na elaboração do projeto, no que se refere a atuação do vento na estrutura.
CARREGAMENTOS
Para o dimensionamento da estrutura foram considerados os seguintes carregamentos:
Peso próprio da estrutura (Pp)
Carga Permanente (Cp)
Cp = 210 kgf/m (Aplicada nos banzos superiores das Joists)
Sobrecarga Normativa (Sc_n)
A sobrecarga normativa leva em consideração a utilização da estrutura, e foi adotada conforme prevista na norma NBR 8800 para estruturas desta magnitude.
Sc_n = 53 kgf/m (Aplicada nos banzos superiores das Joists)
Sobrecarga de Instalação (Sc_i)
A sobrecarga de instalações leva em consideração as cargas referentes às instalações diversas.
Sc_i = 42 kgf/m (Aplicada nos banzos superiores das Joists)
Sc_i = 27 kgf/m (Aplicada nas platibandas)
Ações devidas ao Efeito de Temperatura
Para este caso de carregamento foi considerado uma variação de temperatura em duas condições de carregamento.
São elas:
?Temperatura Positiva (Temp+): Considerando uma variação de temperatura de +15ºC.
? Temperatura Negativa (Temp-): Considerando uma variação de temperatura de -15ºC.
Ações devidas ao Vento
A ação do vento na estrutura da cobertura foi considerada a partir do estudo do efeito do movimento do ar, túnel de vento.
Para cada estudo foram aplicadas cargas na cúpula, simulando a ação do vento, conforme previsto na norma NBR 6123.
Módulos de reação do subsolo (k)
Foram adotadas, neste modelo, molas equivalentes simulando a resistência do solo nos blocos de fundação e na laje inferior, de 40.000kN/m³ aplicada no eixo Z, e atrito solo fundação, nas direções X e Y, no valor de 7.000kN/m³.
CARACTERÍSTICAS DO CONCRETO
– Massa Específica do Concreto:
Para obtenção da carga permanente das estruturas foi utilizada uma massa específica do concreto ?c = 25 kN/m³, valor prescrito pelas normas ABNT NBR 6118 e NBR 6120.
– Resistência Característica do Concreto
O projeto executivo das estruturas considera que os concretos empregados na obra devem apresentar resistências com os seguintes valores: fck=35MPa
CARACTERÍSTICA DO AÇO DA ARMADURA
– Massa Específica do Aço
A massa específica dos aços dos diversos tipos de armadura de concreto armado, bem como das barras de transferência, foi adotada com o valor de 78,5 kN/m3, conforme prescrito pela norma ABNT NBR 7480.
– Resistência Característica do Aço
A resistência característica ao escoamento do aço da armadura passiva (fyk) foi considerada no projeto das estruturas com os valores indicados abaixo, especificados em função da categoria do aço e do tipo de armadura de concreto armado.
Barra de Armadura: fyk= 500 MPa (CA-50)
Barra de Transferência: fyk= 250 MPa (CA-25)
Tela Soldada: fyk= 600 MPa (CA-60)
CARACTERÍSTICA DOS PERFIS METÁLICOS
– Perfis Laminados W e HP: Aço ASTM A572 – Grau 50, ou Similar, cuja tensão de escoamento é superior a 345 MPa;
Links:
http://www.premiotalento2017.com.br/vencedores.aspx
http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=88&id_jornal=6467&id_noticia=11601