Depois de quatro anos de obras, a Sala Cecília Meireles, na Lapa, Centro do Rio, reabre nesta sexta-feira (11) para o público. Com quase 50 anos, o espaço está totalmente moderno e com acústica ainda melhor. Conforme mostrou o RJTV, nesta quarta-feira (10) foi o ensaio do recital de canções de compositores brasileiros e poesia de Cecília Meireles.
A sala foi inaugurada em 1965 em homenagem à poeta Cecília Meireles. Por lá, passaram grandes nomes da música como o instrumentista Hermeto Pascoal e o pianista Nelson Freire, além da Orquestra de Câmara de Moscou e do argentino Astor Piazzolla. Com a reforma, a fachada ganhou uma janela enorme com vista para a Lapa.
Tombada desde 2005, a sala já passou por várias reformas desde a fundação. Mas a preocupação com a acústica acabou mexendo com o visual do lugar e assim surgiu o painel com desenhos poligonais do fundo do palco, que funciona como um colchão de ar para refletir o som.
O espaço interno da sala duplicou de tamanho. Foi aberto um mezanino, onde vai funcionar um café sete dias por semana. De lá, os visitantes poderão ver vídeos de música e pequenos shows ao vivo. Além disso, a casa oferece mais conforto e acessibilidade para portadores de deficiência física.
A Sala Cecília Meireles fica no Largo da Lapa, número 47. Nesta quinta-feira haverá uma apresentação só para convidados. A programação da casa vai do erudito ao popular e conta com muitos concertos a preços acessíveis.